4.07.2009

Desde menino até Veterano

No Ano de 1975 com 17anos, acabo de chegar de Lisboa para a Freguesia de Nogueira do Cravo, mais concretamente para a pequena aldeia de Vilela.
Por lá não abundava muita rapaziada nova com quem se pudesse dar uns pontapés na bola, os poucos que haviam, juntavam-se junto da capela para aí matar o vício.
Numa tarde de verão, quando se dava uns toques na bola, lá a perecem dois directores da A. D. Nogueirense, andavam a captar jovens com a idade de juniores, falaram comigo se queria fazer parte da equipa, aceitei, claro.
Sem que os jogadores se conhecessem, sem treinos, foi marcado um jogo para Arganil, lá nos juntamos e fomos jogar á bola, o orientador, sim disse bem, porque não havia treinador, lá nos foi perguntando qual a posição que gostávamos de jogar e assim constituiu a equipa principal.
Começou o jogo, lá nos desembaraçamos, conforme sabíamos e podíamos, a verdade é que correu tudo muito bem, conseguimos uma vitória por 4 a 0 e eu ganhei uma alcunha, que ainda hoje 50anos me orgulha dela (VIGA), mesmo nos Veteranos.

8 comentários:

  1. Se alguém ama o Nogueirense e já chorou por este clube, esse alguém é o Viga. Incompreendido por muitos, quiçá pelo seu “mau” feitio de ser muito directo e não ter “papas na língua” é contudo alguém com que o Nogueirense pode sempre contar. E não só este clube que é motivo de orgulho para todos nós, mas também, quem tem o privilégio de se relacionar com ele como é o meu caso.
    Viga, continua a ser como és, pois tenho muita honra e orgulho em chamar-te amigo, pois tenho a certeza e agradeço-te por isso por também me considerares como tal.
    Um abraço do Ruy Calheiros

    ResponderEliminar
  2. O Zé-Tó"Viga" sempre foi e há-de ser, certamente, um Nogueirense de gema.Fomos sempre e durante quase 40 anos amigos leais e companheiros de tantos e tantos jogos de futebol que já lhe perdi o conto.Desde os júniores até ao "términus" futebolístico no Académico de Vilela,aprendi a conhecer o "Viga",a ver nele o AMIGO que sempre foi e certamente há-de continuar a ser,até que as pernas e o coração nos deixe.Meu amigo,parabéns por seres um da VELHA GUARDA sempre presente e a quem nunca disseste NÃO.
    Aquele abraço.
    Campos.

    ResponderEliminar
  3. Não me vou alargar en comentários, porque pode influenciar nas escolhas do mister!!! Mas o amigo Viga é dos nossos. Gosta do Nogueirense como poucos.Um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  4. Mister desempregado12 de maio de 2009 às 03:36

    Mister, estamos a sofrer muitos golos! Vamos lá trabalhar melhor esses aspectos defensivos, senão ainda vai acontecer uma chicotada psicológica!!!

    ResponderEliminar
  5. SE nao fosse este joelho.......!Um braco Viga.

    ResponderEliminar
  6. E diria eu tambem, se não fossem as noitadas!...

    ResponderEliminar
  7. Também sou dos que acredita que o Viga foi e sera sempre um Nogueirense de gema. No nosso tempo de jovens,quando eu chegava ao café do meu saudoso amigo Necas e perguntava pelo Zé To a resposta era quase sempre a mesma....foi para Nogueira.Fomos muito amigos e cumplices,não futebolisticamente falando e um dia, quando eu regressar, espero reavivar esses adjectivos.
    Um Grande abraço do teu amigo.
    Rui

    ResponderEliminar
  8. Pois é amigo andamos separados um do outro mas qualquer dia vou ver-te.
    é com orgulho que digo que foste tu que me puxaste para o ADN tu lembras-te disso mas foi bom cresci ai como massagista e por isso obrigado amigo. Abraço. francisco marques.

    ResponderEliminar